PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO PARA BANHEIROS - NBR 9575
A impermeabilização custa menos do que 5 % da obra, quando antes do início da construção é contratado um projeto de impermeabilização, porém pode chegar a 30 % quando é feito a escolha errada dos materiais, provocando patologias precoces gerando altos gastos com manutenção.
O projeto de impermeabilização é fundamental para prolongar a vida útil de uma edificação, pois cada área de uma casa, condomínio ou shopping necessita de um material específico aplicado nas áreas molhadas. Um estacionamento por exemplo, onde a laje estará sujeita a altos esforço exercido pelo tráfego dos veículos necessita de um material impermeabilizante resistente a altas cargas de tração, exercida pelos pneus dos carros.
COMO IMPERMEABILIZAR BANHEIROS?
- Dê preferência por impermeabilizantes líquido, como as argamassas poliméricas ou poliuretano.
- Na área de box, recomendamos subir a impermeabilização 1,50 m nas paredes. Para a área externa ao box, por não ter água constante , a impermeabilização deve estar a 20 cm acima do piso acabado.
São detalhes como esses que devem constar no projeto de impermeabilização dentro do canteiro de obra.
A resposta para situações como essas é encontrada na NBR 9575, que trata sobre projeto de impermeabilização e tem um item específico para diversas situações em obras da construção civil. Poucas empresas de engenharia conhecem essa norma, ou as vezes acabam negligenciando a etapa de impermeabilização.
E nesse momento que notamos a importância do projeto de impermeabilização para uma edificação.